Ano de Produção: 1961
Elenco:  Charlton Heston, Sophia Loren.
Resumo: A trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom).

Para saber mais:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/el-cid/el-cid.htm

Curiosidade: A espada que Jean Angelles aparece segurando em sua foto é uma cópia da famosa “Tizona”, uma das espadas do Cid Campeador.
O personagem “O Portador do Cálice” (JF II, Os Feitores de Gênios), teve seu visual baseado em Charlton Heston, o El-Cid, conforme pode ser conferido abaixo:



Ano de Produção: 1975
Elenco: Sean Connery, Candice Bergen, John Houston.
Resumo: Uma refinada americana e seus filhos são sequestrados por um líder berbere, o que faz com que o presidente dos Estados Unidos ameace invadir o Marrocos.

Para saber mais:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/vento-e-o-leao/vento-e-o-leao.as

Curiosidade: O personagem “Sultão Baibars” (JF II, Os Feitores de Gênios) teve seu visual baseado em Sean Connery, conforme abaixo:



Ano de Produção: 1981
Elenco: Nigel Terry, Nicholas Clay, Nicol Williamson, Gabriel Byrne, Patrick Stewart e Liam Neeson.
Resumo: A história do Rei Arthur e sua espada Excalibur. Excelente produção de visual requintado. A cena dos cavaleiros cavalgando sob a música Carmina Burana já vale a locação do filme. Fantástica!

Para saber mais:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/excalibur/excalibur.asp

Curiosidade: A música que o personagem Caronte canta em “JF e A Ordem do Templo” é justamente Carmina Burana, de Carl Orff e é a mesma utilizada na abertura do site oficial de “JF e A Ordem do Templo”!



Ano de Produção: 1999
Elenco: Antonio Bandeiras, Omar Sharif, Vladimir Kulich.
Resumo:  Em 922, Ahmed Ibn Fahdlan (Antonio Banderas), um poeta e cortesão árabe, cometeu o erro de se apaixonar por uma mulher lindíssima, que pertencia a outro homem. Assim, degredado, Ibn Fahdlan entra em contato com os Vikings, guerreiros destemidos e ferozes. Até que Ahmed toma conhecimento de uma verdade aterrorizante: foi escolhido para combater os Wendol, um terror que mata vikings e os devora, pois uma vidente decidiu que treze guerreiros deveriam lutar contra estes terríveis inimigos, mas o décimo terceiro não poderia ser um homem do norte. Assim, Ibn Fadlan se vê lutando ao lado dos Vikings em um embate que dificilmente será vencido por eles.  A trilha sonora de Jerry Goldsmith é excelente!

Para saber mais:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/13-guerreiro/13-guerreiro.asp



Ano de Produção: 1985
Elenco: Rutger Hauer, Michelle Pfeiffer, Matthew Broderick.
Resumo: Em plena Idade Média, um casal de amantes enfrenta um poderoso bispo, que é o responsável por uma maldição que impede que o amor entre os dois se realize. Bela e sensível história de amor, rodada em maravilhosas locações na Itália.

Para saber mais:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/feitico-de-aquila/feitico-de-aquila.asp



Ano de Produção: 1966
Elenco: Vittorio Gassman, Gian Maria Volonté, Enrico Maria Salerno.
Resumo: Brancaleone de Norcia é um cavaleiro errante que é contratado como líder de um pequeno e diversificado grupo que roubaram um pergaminho que lhes dava a posse do reino de Aurocastro. Mas a viagem até esse suposto reino dos sonhos é muito mais tortuosa que planejada. Divertido filme que retrata de forma impiedosa e sem lirismo a Idade Média.
Para rir ( e muito!):

Para saber mais:
 http://www.cineplayers.com/filme.php?id=1049



Ano de Produção: 1975
Elenco: Toda a trupe do Monty Python (precisa mais?)
Resumo: Ni! Ni!

Para saber mais: http://www.delfos.jor.br/conteudos/index_interna.php?id=289&id_
secao=1&id_subsecao=2



Ano de Produção: 1960
Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Peter Ustinov, Jean Simmons.
Resumo: O filme conta a trajetória de Spartacus, gladiador que se revolta contra a opressão dos nobres romanos e organiza uma rebelião de escravos. Esqueça a versão de 2004 (bleargh). E muito melhor que “Gladiador”. Cinemão de primeira!
Para quem gosta de filmes sobre o Império Romano:

Para saber mais:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/spartacus/spartacus.asp


Ano de Produção: 1959
Elenco: Charlton Heston, Stephen Boyd.
Resumo: Na época do Império Romano, a epopéia de um mercador judeu que é escravizado por seu amigo de infância e que consegue uma chance única para se vingar. Filme sensacional, em que tudo funciona. Destaque para a cena da corrida de bigas. De quebra, levou onze estatuetas do Oscar.

Para saber mais:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/ben-hur/ben-hur.asp



Ano de Produção: 1963
Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Rex Harrison.
Resumo: Em campanha no Egito, Júlio César conhece Cleópatra, com quem tem um filho. Com sua ascensão como soberano absoluto a rainha se une a ele, mas o assassinato de Júlio César cria uma mudança nos planos, fazendo com que ela se torne amante de Marco Antonio, como forma de garantir sua razoável autonomia como governante. Mas a luta entra Otávio e Marco Antonio pelo poder põe em risco sua posição e sua vida. Fabuloso épico cinematográfico, com cenários magníficos e figurino suntuoso. Além de Liz Taylor absolutamente irresistível como a rainha Cleópatra. Ah, que belo nariz (suspiro)!

Para saber mais:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/cleopatra/cleopatra.asp